Algumas perguntas em relação à sexualidade.
O Dr Abnézer Lima da Silva respondeu algumas das dúvidas mais comuns em sua especialidade.
1) Existe tratamento para ejaculação precoce?
Sim. Em alguns casos o tratamento é clinico e em outros associados a Terapia Sexual. O tipo de tratamento dependerá se o tipo de ejaculação precoce que o homem tem é de origem primária ou secundária.
2) É normal sentir dor durante a relação sexual?
Não, não é normal. Normalmente isso pode ser indício de que há alguma infecção, balanopostite, fimose ou que o frênulo do pênis seja curto.
3) Qual a maneira correta de se usar lubrificante?
O lubrificante deve ser utilizado por cima do preservativo e também intra-vaginal.
4) Sexo anal provoca hemorróidas?
Não há estudos comprobatorios que possam comprovar esse problema, mas, em casos em que não se utiliza lubrificante pode hvaver a formação de fissuras anais.
5) Ter fimose atrapalha a relação sexual?
Em certos casos sim, mas, já atendi diversos pacientes com fimose que conseguiam ter relação sexual sem problema. Esses pacientes vieram ao consultório mais por dificuldade de higiene do pênis ou infecções.
6) O que é polução?
Polução é a emissão involuntária de esperma principalmente durante o sono e é mais frequente sua ocorrência em jovens.
7) Qual a melhor maneira de um casal conversar sobre as dificuldades de manter um relacionamento sexual saudável? Acompanhamento psicológico é necessário?
Acho muito importante que o casal tenha intimidade suficiente para demonstrar e conversar livremente sobre o que agrada e sobre o que desagrada numa relação sexual. Em alguns casos isso é dificil, às vezes até mesmo pela própria criação dos parceiros, e nesses casos uma ajuda de terapia sexual pode ser de grande valia.
8) Medicações que estimulam a relação sexual podem provocar efeitos colaterais prejudiciais à saude?
Sim, mecicamentos via oral somente devem ser utilizados com orientação médica pois nem todos pacientes podem fazer uso dos mesmos como por exemplo pacientes que fazem uso de nitrato. O uso inadequado dos mesmos também pode causar uma dependência psicológica em pacientes que se automedicam. O mesmo cuidado no uso dos medicamentos via oral deve ser feito na utilização de autoaplicações que também podem trazer sequelas quando utilizadas de forma inadequada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário