Hoje conheci virtualmente um portador de deficiência física que me perguntou, você acha normal um cadeirante ter desejo sexual ?
Costumamos pensar erroneamente que o deficiente não mais consegue ter uma sexualidade ativa, já que associamos a perda de movimento das pernas com a perda também da ereção e libido. Algumas vezes porém isto não acontece. O homem consegue ter ereções pois a lesão não afetou esta parte específica e a mulher tem resostas de libido e desejo sexual e asim prazer.
Outras vezes a lesão afeta esta região. Mas e aí? De novo devemos tomar cuidado com a simplificação da sexualidade em ato sexual. O deficiente físico também tem vontades e necessidades, inclusive quanto a sua sexualidade. Ele também tem atuo-estima e identidade. Também quer dar prazer e ter um contato sexual e afinal não é este o objetivo maior do ato sexual?
O assunto sexo ainda é tabu. E tesão ainda é julgado um nome feio para uma sociedade conservadora entre pessoas consideradas “normais”. Imagine como são avaliadas as relações amorosas e sexuais entre os portadores de deficiência física? Aquele que perdeu as faculdades motoras, que ficou mutilado por causa de acidentes ou por doenças, poderá sofrer uma mutilação emocional, se seus desejos sexuais e amorosos não forem aceitos pelos familiares, em primeiro lugar, e pela sociedade, de um modo geral. Ele já sofre com sua autocrítica e, quando supera seus próprios preconceitos e descobre o amor correspondido, ganha auto-estima e encontra força psicológica para realizar seus desejos e acreditar na sua capacidade de conviver com a sua diferença. A sexualidade de um modo geral não se limita apenas aos órgãos genitais, à penetração e ao orgasmo.
Existem muitas maneiras de curtir o prazer numa troca de olhares, num roçar de mãos, num abraço, num beijo, num ficar pertinho, abraçadinhos. E, para quem não sabe, muitos deles estão aptos ao ato sexual.
O importante é que o deficiente físico se liberte da vigilância de seus amados pais e protetores. Que descubram suas potencialidades e assumam suas próprias vidas como puderem.
Abnézer Lima da Silva
Psicanalista e Sexólogo
011 8528-1895
Nenhum comentário:
Postar um comentário