segunda-feira, 27 de junho de 2011

Cancer de mama

Acabei de me lembrar do aniversário de uma amiga que foi vitimada pelo Câncer de mama! A Sonia era uma pessoa alegre, cheia de vida, tinha muitos planos para sua vida!!
Infelizmente a doença falou mais forte!

Deixo aqui meu apelo às mulheres para que façam exames preventivos, e assim tenham uma saúde perfeita!!

No Brasil o Câncer de Mama é a primeira causa de morte em mulheres, na maioria das suas regiões geográficas e, em 2005, são esperados 49.470 novos casos, com um risco estimado de 53 casos para cada 100.000 mulheres. A incidência do Câncer de mama teve um crescimento continuo na última década, o que pode ser justificado pelas profundas mudanças sócio-econômico-culturais e demográficas da população e maior acesso aos serviços de saúde. Seu prognóstico é muito bom, quando diagnosticado nas fazes iniciais, com possibilidade de até 90% de cura e, mesmo quando o diagnóstico não é tão precoce, novas terapias têm possibilitado a convivência com a doença, através de uma boa qualidade de vida e sobrevida. A causa exata do câncer de mama continua sendo muito discutida e pesquisada, entretanto é sabido que o seu risco aumenta proporcionalmente com o aumento da idade da paciente.
FATORES QUE AJUDAM NA PREVENÇÃO E DETECÇÃO PRECOCE DO CA. DE MAMA

1- Ingestão de alimentos ricos em Vit. A, C e E e pobres em gorduras, controlando, dessa maneira, a obesidade:

2- Hormonioterapia, apenas com indicação e acompanhamento de um médico especialista dessa área;

3- Exame médico anual, mamografia periódica e auto-exame da mama mensal;

4- Atividade física.

5- Não fumar e não beber.

ATENÇÃO: A mulher, em qualquer idade, deve participar, de maneira efetiva, não só no processo de detecção precoce do tumor de mama, mas de todo e qualquer processo que lhe proporcione melhor condição de vida, bem-estar e saúde. Ela deve ter compromisso consigo mesmo e questionar todas as suas dúvidas e discutir o seu potencial de risco para a doença, saber quando começar o seu check up, e com que freqüência repeti-lo. Vale ressaltar que mulheres com 40 anos ou mais, devem fazer a mamografia a cada 1 ou 2 anos. Infelizmente no Brasil, a cobertura da população feminina pela mamografia ainda é insuficiente o que faz do auto-exame de mama, um método muito utilizado e difundido em todo o País. O auto-exame da mama é um processo simples, que deve ser realizado mensalmente, após a menstruação. Mulheres menopausadas devem fazê-lo sempre no mesmo dia de cada mês, para fins comparativos. Peça ao seu médico ou a qualquer profissional da saúde habilitado, que lhe ensine o método correto do auto-exame da mama, que nada mais é do que um toque de amor e esperança.

SINAIS DE ALERTA:

1- Presença de nódulos ou caroços na mama ou na área da axila;

2- Alteração no tamanho e forma da mama;

3- Secreção ou inversão do mamilo

4- Alteração da aparência de pele, que pode adquirir aspecto em casca de laranja;

5- Alteração da aparência ou sensibilidade da pele da aréola ou mamilo - calor, vermelhidão, coceira, descamação -

ATENÇÃO: Ter um ou mais desses sintomas acima, não significa ter Câncer, mas é importante consultar um médico especialista, para afastar ou não a possibilidade de um diagnóstico positivo. Em caso de diagnóstico positivo, o tratamento deve ser iniciado o mais breve possível, através de um médico oncologista, com especialidade em mastologia.

Lembre-se, Câncer não é contagioso.

O paciente em tratamento, precisa, antes de mais nada, da presença efetiva dos amigos e familiares, carinho, apoio espiritual, amizade, solidariedade e aconchego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário